Abertas inscrições para curso gratuito de monitores de recreação
Itabuna receberá este mês a “Caravana do Lazer”, um projeto da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), executado em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. O projeto tem o objetivo de formar monitores de recreação por meio de um curso gratuito de Capacitação de Multiplicadores a ser realizado entre os dias 25 e 26 no Sest/Senat. As inscrições já estão abertas na Vila Olímpica de Itabuna e podem ser feitas das 8 às 14 horas. Qualquer pessoa, a partir de 18 anos de idade, pode participar, mediante apresentação da Carteira de Identidade e CPF.
O curso será ministrado pela equipe de Eventos da Sudesb e no final os participantes receberão certificados que os qualificam como agentes de lazer. Eles também vão poder colocar em prática o que aprenderam, durante o Dia de Lazer que acontece no dia 27 próximo, na Avenida Beira-Rio, das 13 as 18 horas. O evento integra as comemorações de aniversário de Itabuna, que completa no dia 28, 103 anos de emancipação político-administrativa.
“A comunidade está convidada a participar, pois será um dia especial regado a muitas brincadeiras, com jogos recreativos e diversão para todos os públicos, especialmente o infantil”, afirma o diretor de Projetos de Secretaria de Esportes e Recreação, Vilcastro Pires.
Entre as brincadeiras e jogos que serão oferecidos incluem-se, xadrez, ludo e dominó, cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, dama e xadrez gigantes, corrida maluca, viva vôlei, oficinas de pinturas e de criação de reciclados, além de corrida de saco e ovo na colher.
Vilcastro disse que a “Caravana de Lazer” tem percorrido o interior do estado com uma equipe de técnicos que desenvolvem atividades lúdicas, transformando o evento em momento de aprendizagem, integração social e principalmente o bem-estar da comunidade. Por isso, segundo ele, é importante que igrejas e associações de moradores se mobilizem convidando a todos para o dia considerado muito especial e atrativo para muitas famílias que nem sempre têm acesso ao lazer e à diversão.